Skip to main content

Cozinhar na prisão: o valor do pão como instrumento de renascimento

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2025, a Scuola Italiana Pizzaioli foi protagonista, juntamente com o Confcommercio Valle d’Aosta e a Ristorfoods, de uma importante iniciativa. Durante dois dias, na prisão de Brissogne (Aosta), foi realizado um curso de panificação para um grupo de reclusos. O objetivo era propor um curso de formação de alto nível para fornecer competências concretas que pudessem ser utilizadas no mundo do trabalho.

O curso de padaria foi a conclusão de um ciclo de formação que também incluiu cursos de cafetaria, latte art, produtos locais e fabrico de pizzas. Toda a iniciativa visa construir para os reclusos a esperança de um novo futuro quando regressarem à sociedade, através de uma atividade de formação concreta e relevante, que é fundamental para reduzir a reincidência.

A experiência com o Maestro Giorgio Sabbatini, e um compromisso que continua

A orientar os participantes esteve Giorgio Sabbatini, professor da Escola Italiana de Pizzaioli, que com profissionalismo e paixão transmitiu técnicas, conhecimentos e sensibilidade relacionados com aarte de fazer pão. O curso permitiu aos reclusos não só aprender processos e métodos profissionais, mas também redescobrir o valor do pão como um gesto quotidiano de cuidado, criatividade e partilha.

O projeto de Brissogne insere-se na filosofia do sistema prisional italiano, que visa a reinserção social através da reeducação e da aquisição de competências profissionais. A Escola Italiana de Pizzaioli orgulha-se de ter contribuído para este projeto, confirmando como a formação eo “pôr as mãos na massa” podem tornar-se ferramentas de crescimento, dignidade e futuro.

preloader