A Universidade de Ciências Gastronómicas de Pollenzo (UNISG), a primeira universidade do mundo a dedicar-se às ciências gastronómicas com uma abordagem inovadora e multidisciplinar, é uma universidade não estatal legalmente reconhecida pelo Estado italiano. Fundada em 2004 por iniciativa da Slow Food, em colaboração com as regiões Piemonte e Emilia Romagna, a UNISG oferece atualmente um curso de três anos em Ciências e Culturas Gastronómicas, dois cursos de mestrado e sete mestrados anuais, bem como um programa de doutoramento.
A UNISG caracteriza-se por uma abordagem experimental do ensino e pode contar com uma rede internacional de antigos alunos, professores convidados, organizações e empresas que operam no mundo da produção, venda e consumo de alimentos, partilhando o seu compromisso e visão estratégica. Os actores desta rede são, portanto, activos ao lado da universidade na conceção e construção de novos cenários de crescimento sustentável e de modelos alimentares e culturais inovadores.
A UNISG está ao lado da Scuola Italiana Pizzaioli, como Parceiro Científico, para desenvolver em conjunto cursos de formação destinados aos mestres da arte branca que tenham em conta os desafios relacionados com as questões da sustentabilidade e que permitam ao pizzaiolo ser um ator na necessária mudança de paradigma que o nosso presente nos impele a fazer.